Criado pelo professor Shinichi Suzuki (1898-1998), o método foi concebido para desenvolver o potencial inato de todas as crianças. Conhecido como “método da língua mãe”, ou “método da educação do talento”, ou apenas “método Suzuki”, a metodologia reconhece que todas as crianças aprendem sua língua materna com amor e encorajamento dentro de seu ambiente familiar e social. Baseado nesse mesmo princípio, defende que o ensino musical é um meio para desenvolver o caráter, a sensibilidade, a disciplina, a tolerância, etc. Para esse fim, a educação artística deve começar o mais cedo possível.

Além de desenvolver habilidades artísticas, a prática da Filosofia Suzuki estimula o desenvolvimento do potencial humano ao trabalhar as habilidades cognitivas, motoras e sensoriais da criança, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e sua integração social. Dentre os conceitos que definem a metodologia, criada pelo violinista e pedagogo Shinichi Suzuki (1898-1998), está o princípio de que todas as crianças são capazes de aprender. Suzuki notou que com a mesma facilidade com que aprendem sua língua materna através da repetição, do mesmo modo, as crianças também podem desenvolver habilidades artísticas. E quanto mais cedo se estimular este aprendizado melhor! Afinal, está comprovado cientificamente que uma criança nasce com milhões de neurônios não conectados e a arte é uma importante ferramenta capaz de estimular essas conexões neurais e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento cerebral.

Por isso, de acordo com a Filosofia Suzuki, é importante se desenvolver habilidades durante os primeiros anos de vida da criança. A Filosofia Suzuki também beneficia os laços familiares, pois somente com a participação efetiva dos pais será possível oferecer à criança todo o estímulo que ela necessita para desenvolver e aprimorar suas habilidades. A participação dos pais é fundamental no acompanhamento das aulas. Em casa, os pais atuam como professores estimulando que seu filho estude regularmente. E, por falar em estímulo, a Filosofia Suzuki diz que o encorajamento é essencial.

Afinal, dificuldades no caminho são comuns para se desenvolver qualquer nova atividade e, o aprendizado artístico não é diferente. Mesmo a criança possuindo entusiasmo e curiosidade naturais para aprender, o encorajamento dos pais vai mantê-la motivada. A troca de experiências entre os praticantes desta filosofia também é fundamental para a criança aprimorar suas habilidades. A Filosofia Suzuki ressalta que as crianças aprendem umas com as outras. Por essa razão, esta filosofia de ensino trabalha com aulas em grupo. Alinhado a esse princípio, Suzuki defende que sucesso gera sucesso.

Ou seja, uma criança com habilidades mais desenvolvidas gosta de mostrar o que sabe para a outra e, ao realizar este ato, ela está praticando e aprimorando ainda mais a sua própria técnica. Por fim, um conceito fundamental da Filosofia Suzuki é o respeito às características individuais de cada criança. Passo a passo e cada uma a seu tempo, a criança desenvolve sua habilidade pouco a pouco, por meio de constante repetição, a seu ritmo e à sua maneira.

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